quinta-feira, 29 de julho de 2010

SER RESPONSÁVEL.


6.6) TOMAR UMA DECISÃO ESCLARECIDA E RESPONSÁVEL

Escolher dar à luz em casa constitui uma decisão extremamente "responsabilizante".

Não são os outros que vão se ocupar de você mas você mesmo.

Para tomar qualquer decisão que seja, em nossas vidas, precisamos antes de muita informação. Importante é encontrar casais que viveram um nascimento em domicílio, fazer um curso pré-natal que esclarece esse assunto em suas aulas, conhecer profissionais, parteiras ou médicos que assistem os partos em casa, freqüentar grupos que oferecem suporte aos casais.


Estando bem informada, você poderá, questionar melhor e resolver as dúvidas que surgirem.

O parto em casa pressupõe uma decisão que deve ser compartilhada pelo casal. É muito comum encontrar um casal no qual a mulher está muito animada em dar à luz em casa e o companheiro se apresenta reticente. No fundo, esse fato apresenta um aspecto positivo se os dois estiverem curiosos e com vontade de chegar a uma decisão que agrade a ambas as partes. Os homens geralmente se sentem mais solitários nessa busca, nesse caminhar. Nesses casos, o papel da parteira é de facilitar a comunicação entre ambos e lembrar ao companheiro que é a esposa que vai dar à luz e é ela que deve se sentir bem á vontade nessa escolha, o que é praticamente impossível se o esposo está indeciso e, portanto, sem condições de apoiá-la.

A decisão deve ser tomada muitas semanas antes do parto.
A maioria dos profissionais que assistem o parto em casa preferem que a decisão seja tomada algumas semanas antes da data prevista. Esse tempo permite aos pais preparar o material necessário para assistir o parto e, sobretudo, assimilar a idéia, ficando seguros de que é isso mesmo que desejam.

Deve-se falar sobre isso com os amigos e familiares tais como avós, sogra, tios, tias, etc.? É uma questão que as pessoas freqüentemente se colocam. Se você prevê reações de descrédito e de desencorajamento, é melhor nem tocar no assunto. É provavelmente inútil suscitar debates apaixonados que só servirão como área de atrito entre ambas as partes, além de ser, cansativo e raramente dar resultados positivos. Por outro lado, se você sente que alguém vê o fato com simpatia explique a ele de maneira detalhada tudo o que você conhece a respeito e, se achar oportuno, recomende algumas leituras sobre o assunto.

Para preparar um parto normal

Todo o casal tem como responsabilidade preparar "o ninho", isto é, preparar o que é necessário para um parto normal e feliz.
Se você decidiu dar à luz em casa, essa responsabilidade é ainda maior.

Não é apenas uma atitude mas um conjunto de práticas no dia-a-dia.

- cuide bem da sua saúde (alimentação, repouso, etc.)

- escolha uma pessoa competente para assisti-la no momento do parto

- desde o início da gravidez freqüente um serviço de pré-natal que a satisfaça

- reveja minuciosamente os critérios estabelecidos para o parto em casa

- compreenda em detalhes o que vai acontecer e como você deve reagir. Informe aos amigos que estarão presentes os detalhes que você considera mais importantes

- reúna todo o material necessário

- tome todas as medidas necessárias para a transferência ao hospital no caso de haver necessidade

- prepare-se para o aleitamento

- deixe preparado em casa tudo o que for necessário para os primeiros dias após o parto: compras do supermercado, etc.

- assegure-se que o bebê receberá um suporte adequado durante a primeira semana após o nascimento, incluindo a visita ao médico em caso de necessidade

- para quem mora em região rural a distância entre a casa e o hospital deve ser avaliada. Em caso do acesso ao hospital for difícil e a distância muito longa, procurar a casa de um amigo mais próxima ao hospital

Sheila Kitzinger escreveu em seu livro Nascer em Casa, que, se um marinheiro passa o tempo lendo estórias de naufrágio, ele jamais teria coragem de navegar, entretanto, completando a observação, julgamos imprudente partir sem conhecer as regras da arte de navegar e as surpresas que o mar nos apresenta.

E A MULHER COM CESÁREA ANTERIOR?

Mulher com cesárea anterior pode ter um parto normal em casa?
Os estudos mais recentes sobre os riscos reais de um parto normal após uma cesariana demonstram claramente que eles foram muito exagerados nos tempos passados.


Uma mulher ter um parto normal após uma cesariana constituía um fato inusitado há dez anos atrás. Isso ocorria na América do Norte pois, na Europa, já se tornara uma prática comum.


À luz das últimas pesquisas, é, considerado razoável e seguro nesses casos dar à luz em hospitais equipados para atender urgências obstétricas.


Alguns pais se perguntam por que esse parto não poderia ser realizado em casa?


As diferentes associações de parteiras norte-americanas estão divididas entre o desejo de responder ao apelo de seus clientes e a necessidade de se assegurar que as mães e seus bebês não serão prejudicados. Uma revisão da literatura médica atual sugere que o parto em casa pode ser realizado para os casais que assim o desejarem. Entretanto, é preciso que eles estejam bem esclarecidos sobre os riscos que correm. Os riscos ligados à esse parto são de 0,22% somados aos 2,7% de verdadeiras urgências obstétricas.


No Brasil a realidade do parto em casa é bem diferente do que a realidade da América do Norte, portanto, essa prática está ainda muito mais distante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário