quinta-feira, 29 de julho de 2010

CONHECER TE DA CONDIÇOES DE SABER ESCOLHER MELHOR E COM MAIS SEGURANÇA.


Medicina Baseada em Evidências

Ana Cristina Duarte


Medicina Baseada em Evidências é o uso das melhores pesquisas sobre a segurança e a eficiência de cada exame, tratamento e intervenção, ao se tomar decisões quanto aos cuidados com a saúde de uma pessoa.

É muito fácil tomarmos decisões baseadas em "consensos" que nem sempre correspondem à verdade. Esse consensos partem não só de pessoas leigas, mas também de profissionais da saúde, que nem sempre têm tempo e condições de se atualizar adequadamente. Por exemplo, muitos médicos ainda afirmam que após uma cesárea a mulher só pode ter cesáreas. Pesquisas multicêntricas, ou seja efetuadas em vários locais, com grande número de participantes, já provaram que o parto normal após a cesárea é mais seguro que a repetição da cirurgia.

O mesmo se aplica à posição deitada para o parto, uso rotineiro de hormônio para aceleração das contrações, rompimento artificial da bolsa d'água, uso rotineiro da episiotomia, corte precoce do cordão umbilical e muitos outros procedimentos ligados ao trabalho de parto e parto.

Portanto o melhor a fazer é desconfiar dos "consensos". Os profissionais da saúde são seres humanos como nós, mães, e estão sujeitos aos seus próprios temores, crenças e cultura. Cada mulher deve se responsabilizar integralmente por sua gestação e parto, estabelecendo com o médico uma relação de parceria. Cada decisão deveria ser tomada com base em evidências científicas e não em observações pessoais, mitos, histórias de partos que tiveram problemas, crenças e "procedimentos obrigatórios".

Esse é o primeiro passo para tomarmos posse de nossos corpos, reivindicamos o que nos é de direito e responsabilizarmo-nos por nossas escolhas, erros e acertos.

Leia também:
Escolhas Informadas
Evidências Científicas

Ana Cristina Duarte
Amigas do Parto


Nenhum comentário:

Postar um comentário