quinta-feira, 29 de julho de 2010

MUITO INTERESSANTE.

Anvisa vai fiscalizar humanização do parto normal

Leia mais sobre Maternidade.
Publicado na Tuesday, 29 July 2008

O ótimo blog Mulheres de Olho publicou um artigo e entrevista sobre o assunto, interessantíssimo. Confiram:

Nesta terça-feira, 22, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou o lançamento da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 36), e da Instrução Normativa 02, publicadas no Diário Oficial de 4 de junho de 2008. São normas sobre como as unidades de atendimento obstétrico e neonatal -públicas, privadas ou conveniadas- devem proceder no caso do parto normal. Todas serão “orientadas a estimular a evolução natural do trabalho de parto e a adotar medidas para aliviar as dores da grávida, sem necessariamente usar medicamentos” (Agência Brasil).

Os benefícios anunciados não chegam a ser uma novidade e provocaram reações de descrédito: será que chegarão à vida real? Mulheres de Olho conversou com a médica pediatra Maria José Araújo, especialista em saúde da mulher e políticas públicas, que recuperou práticas do tempo da gestão Luiza Erundina à frente da prefeitura de São Paulo. E conversou também com Lena Peres, diretora do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde.

A notícia e o descrédito

Até 1º de dezembro todas as gestantes que optarem pelo parto normal terão direito garantido de:

  • acesso às condições adequadas para que isto se viabilize;
  • escolha da posição de parir, inclusive de cócoras, se não houver impedimento clínico;
  • ter acompanhante no trabalho de parto, durante o parto e no pós-parto imediato, o que significa ter pelo menos uma cadeira no quarto, ao lado do leito da parturiente;
  • no caso de nascimento prematuro e se for indicação médica, condições asseguradas para a prática do Método Canguru (em que o bebê fica aconchegado ao corpo da mãe ou do pai recebendo seu calor e afeto).

Os hospitais que forem construídos, ampliados ou reformados daqui por diante deverão se preparar para abrigar no máximo duas gestantes que tiveram parto normal por quarto, e para que o bebê fique alojado com a mãe, caso não haja indicação médica contrária. (…)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário