quinta-feira, 29 de julho de 2010

CUIDANDO COM MUITO CARINHO.


7.2) PROVIDENCIANDO O MATERIAL, ARRUMANDO A CASA, ETC.

Uma característica do recém-nascido é a de perder o calor produzido pelo corpo com muita facilidade. Em decorrência desse fato sua temperatura é instável. O objetivo da parteira, do médico e dos pais será auxiliar a manter uma temperatura corporal constante através dos recursos existentes.

O quarto onde o bebê vai nascer deve estar livre de correntes de ar. Nos lugares de clima frio e temperado, providenciar fontes de aquecimento como um aquecedor elétrico.

O cobertor e as primeiras roupinhas devem ser de tecido apropriado ao clima (flanela ou lã) e de preferência aquecida (no forno ou com ferro elétrico).

Uma fonte de luz fácil de transportar próxima ao local onde a criança vai nascer deve ser providenciada. Por exemplo: abat-jour.


Alimentação
: prever alimentos para a família e para a pessoa que vai assistir o parto. Alimentos que devem ser fáceis de preparar e também de fácil digestão: chá, café, sucos, etc.


Lençol grande
: para cobrir a mãe e o bebê após o parto. O lençol do bebê deve ser de preferência de flanela e se possível aquecido.


Roupas para vestir o bebê
: a primeira muda de roupa deve ser de tecido que mantém o calor, pois o bebê é muito sensível ao frio. A flanela é um tecido macio que não causa alergia sendo, portanto, o ideal para o bebê.


Toalhas de rosto e panos velhos e absorventes
: seis (6) ou mais. Esses panos serão usados durante o parto para receber os líquidos e secreções que saem da vagina da mãe.


Toalhas de mão
: três (3) ou mais


Banheirinha para o bebê e sabonete.


Vasilhas
: de plástico, vidro ou metal de tamanho regular para colocar água quente, e para receber a placenta (3).


Espelho:
se a mãe quiser ver o nascimento. Deve ser pequeno 30 x 30.


Óleo de amêndoas doce
: para massagens, principalmente as massagens do períneo.


Absorvente higiênico.


Cesta
para colocar as roupas usadas.


Como arrumar a cama: faça sua cama colocando um lençol limpo. Cubra o lençol com plástico (cortina de banheiro, plástico vendido em metro, outros). Por cima do plástico coloque um outro lençol limpo. Fixe ao redor com alfinetes de segurança para que nada se mova ou saia do lugar durante o parto. Tenha travesseiros e almofadas em quantidade. Cubra pelo menos duas almofadas grandes com sacos plásticos antes de colocar as fronhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário