domingo, 11 de julho de 2010

PRÉ NATAL.


  • Pré-Natal - Quanto antes começar, melhor

De acordo com o ginecologista e obstetra Carlos Ivan Beduschi, muitas das complicações relacionadas à gravidez ocorrem nos primeiros três meses de gestação. Entre estas complicações pode-se citar abortos espontâneos, gestações anembrionadas, gestações ectópicas (nas trompas, por exemplo) e as degenerações vilositárias.

Além destas complicações, podem ocorrer também neste período da gravidez problemas relacionados à mãe, como infecções urinárias, virais e a mais comum e que mais afasta as gestantes do trabalho e do convívio social e familiar: a hiperemese gravídica.

Por tudo isso, é que se considera de grande importância que o pré-natal seja iniciado o quanto antes. Quanto mais precoce é realizada a consulta, mais cedo o médico pode diagnosticar, orientar e tratar destes problemas, ressalta Dr. Carlos.

“Como nesta fase o grande medo da gestante é a perda da gestação, lançamos mão de exames ultrassonográficos precoces. Além de datar com precisão (erro de cinco dias) o número de semanas da gestação e número de embriões, este exame precoce pode nos alertar sobre a presença de gestações ectópicas, nos permitindo intervenções antes da ruptura das mesmas, evitando quadros agudos e de extrema emergência cirúrgica”, afirma o obstetra.

A avaliação da freqüência cardíaca do embrião, do diâmetro da vesícula vitelínica e a relação entre o comprimento cabeça-nádega também são marcadores de bem-estar da gestação.

Translucência nucal

Um dos exames mais importantes para averiguar a possibilidade de anomalias cromossômicas ou cardiopatias é a medida da translucência nucal. “Este exame deve ser realizado por médico que tenha conhecimento da técnica, bem como aparelho ultrassonográfico adequado (que possa medir décimos de milímetros)”, explica o médico.

O período ideal para realização deste exame é entre 11 semanas e 13 semanas seis dias. “Devemos sempre lembrar que estes marcadores não são diagnósticos, mas sim têm valores de suspeita para as referidas anomalias”.

A suspeita diagnóstica de anomalias graves, como a anencefalia (ausência de cérebro e calota craniana) também pode e deve ser feito precocemente, pois é uma malformação incompatível com a vida.

“Portanto, podemos notar que a precocidade do pedido dos exames de sangue e urina, bem como os ultrassonográficos, no início do pré-natal é de vital importância para que a gestação transcorra com uma condição clínica benigna e fisiológica sem transformá-la em angústia e sofrimento”, finaliza Dr. Carlos.


Fonte: Dr. Carlos Ivan Beduschi
Ginecologista e Obstetra.

Site Médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário