terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mai sobre viagens...é muito importante relaxar.

Hora do Passeio

OS CUIDADOS DA GESTANTE NA HORA DE VIAJAR PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO E FÉRIAS DE VERÃO

Fim de ano, festas, começo das férias de verão. É muito importante que a gestante se preocupe com as condições de sua viagem, infelizmente a grávida acredita que deve ter um cuidado especial somente em percursos muito longos. Toda e qualquer viagem deve ter precauções.
Se a gravidez não for de risco, não há nenhum problema em realizar qualquer tipo de viagem de carro ou de avião. Nas viagens feitas de carro, é importante ajustar de maneira correta o cinto de segurança e da forma mais cômoda.
Quem vai viajar de avião, a primeira precaução é conversar com o médico que faz o pré-natal, ter uma autorização para viagem e recomendação médica por escrito caso necessite de atendimento durante ou pós-viagem. Gestante só pode viajar de avião - com segurança - até o sétimo mês. As companhias aéreas e a ANAC têm regras para viagem de gestantes, que podem ser pesquisadas pela internet ou com o agente de viagem.
Está na moda fazer cruzeiro marítimo, mesmo que seja de apenas cinco dias, a gestante deverá informar a companhia antes de comprar o pacote, porque algumas exigem seguros saúde diferenciados e outras sequer aceitam gestantes. O desconforto de enjôos e o atendimento médico de bordo devem ser levados em conta.
É importante fazer um "check list" para viajar tranqüila, sem nenhuma surpresa: selecionar a listinha de alimentos para manter a dieta indicada pela nutricionista; levar os medicamentos que estão prescritos para o período pré-natal; optar por roupas e sapatos confortáveis - lembre-se que dependendo do lugar para onde vai viajar o calor pode reter líquido e inchar um pouco; nunca descuidar do filtro solar, chapéu e hidratação adequada.
Como nas férias de verão ou em viagens para as festas de fim de ano são para lugares lotados, às vezes com estrutura médico-hospitalar diferente da cidade de domicílio, é sempre válido levar todos os exames recentes. Assim, se houver algum imprevisto, a gestante pode procurar um médico local munida de todos os documentos necessários para realização de algum procedimento de emergência.
Estando em boas condições clínicas, é bom curtir suas férias e as festas com muita alegria, assim esse momento especial fica cada vez melhor.
 
Dra. Denise Coimbra, médica formada em 1.990 pela faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em Ginecologia e Obstetrícia, tendo sido preceptora de residentes por mais de cinco anos na mesma faculdade - www.dradenisecoimbra.com.br
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário