terça-feira, 27 de julho de 2010


Gravidez: Coma bem para os dois
Uma alimentação saudável tem início antes mesmo do nascimento. A nutrição da mãe durante a gravidez tem muita influência sobre o bebê.

Coma bem para os dois

Nada de comer por dois . O correto é comer o suficiente para manter a mãe nutrida e o bebê abastecido de nutrientes para a sua formação.
Na verdade, é mais importante valorizar a qualidade do que a quantidade.
Seu dia deve ter de 5 a 6 refeições: desjejum, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia.


Desjejum: deve ser tomado, no máximo uma hora após acordar. Escolha frutas, cereais integrais, leite ou iogurte, queijo magro, geleia ou mel.

Lanche da manhã: faça até 3 horas após o desjejum. Pode ser um suco de frutas, um iogurte ou até mesmo uma fruta.

Almoço: é a principal refeição do dia e deve ser feita por volta das 12 horas, quando o organismo está ativo e preparado para receber uma quantidade maior de alimentos.

Escolha vegetais frescos, em saladas, sopas ou refogados. Inclua também 1 porção de cereal como arroz, milho, batata, aipim.

Outro item importante é o uso de uma leguminosa que fornece ferro e cálcio, são os feijões, lentilha, ervilha, grão de bico. Escolha uma porção de carne magra (3 x na semana), frango ou peixe (4 a 5 x semana), ovos e queijos que podem ser usados em preparações como suflês e tortas de legumes.

Não esqueça de colocar um pouco de azeite extravirgem na salada e acompanhe a refeição de um suco de frutas ou água.

Lanche: Esta é uma refeição de apoio e não deve servir para exageros ou alimentos muito ricos em gordura.

Escolha frutas, leite ou iogurte, cereais integrais como aveia, flocos de milho, biscoitos água e sal. Pode usar barrinha de cereais que são práticas e alimentam. Mas aqui é imprescindível o consumo de uma porção de laticínios (leite, queijo, iogurte, ricota) para suprir a necessidade de cálcio.

Jantar: esta refeição exige bastante cuidados porque no início da gravidez é possível que, tendo enjôo durante o dia, venha a acumular fome neste período. Já a partir do 6o mês de gravidez o que acontece é que a digestão está mais lenta, o que causa muito desconforto. Evite comer e deitar em seguida.

Qualquer imprudência cometida nesta refeição pode fazer com que sinta azia e enjôo pela manhã, formando assim um círculo vicioso.

Faça aqui uma refeição leve à base de sopas, saladas e grelhados ou até mesmo um lanche magro pode ser bastante nutritivo. Inclua vegetais e frutas.

Ceia: fazer esta refeição pode evitar muita fome pela manhã e ficar muito tempo sem comer (enjôos). Escolha uma fruta ou coloque aqui aquela porção de leite que ficou faltando durante o dia.


Fonte: Maribel - Nutricionista
www.maribel.com.br

Site Médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário