quinta-feira, 6 de maio de 2010

CONHECENDO ALGUMAS TERAPIAS COMPLEMENTARES QUE AJUDAM E MUITO NESSE PERÍODO............E EM TODOS OS DIAS DE NOSSA VIDA.

Ioga na gravidez
Existem inúmeras terapias que ajudam a aliviar incómodos ou problemas que uma gravidez possa acarretar, funcionando como alternativa à falta de soluções da medicina tradicional. No entanto, deve sempre consultar o seu médico assistente e explicar-lhe o que pretende fazer antes de decidir praticar alguma delas.

Acupunctura

A acupunctura é uma terapia da medicina tradicional chinesa que tem como função equilibrar energias. Implica a inserção de agulhas ultrafinas e esterilizadas em pontos específicos do corpo chamados meridianos. Estes pontos, quando estimulados pela agulha, podem regular a forma como o corpo funciona. A acupunctura é conhecida por ajudar em casos que podem afectar a fertilidade como o hipotiroidismo e o hipertiroidismo. A acupunctura tornou-se recentemente famosa pela sua capacidade de tratar a dor sendo muitas vezes utilizada durante o parto para diminuir as dores. Também é útil para ajudar a rotação do bebé quando se encontra numa posição mais difícil permitindo um maior relaxamento durante o parto.
A acupunctura durante a gravidez pode ser muito útil no alívio de dores nas costas provocadas pelo aumento do abdómen, especialmente no 3º trimestre da gravidez. No primeiro trimestre é aconselhada para ajudar a diminuir os enjoos. No entanto, existem cuidados a ter com a acupunctura, pois a estimulação em certos meridianos pode provocar contracções uterinas; por isso se pretender fazer acupunctura durante a sua gravidez deve fazê-lo com um acupuntor muito experiente.
Depois do parto também pode ser um bom recurso, pois nesta fase a acupunctura pode ajudar a reequilibrar as funções do organismo e a produção hormonal. O benefício pode verificar-se na amamentação pois permitirá sentir-se mais tranquila, dando origem a uma maior produção de leite. Outro benefício visível é na pele, porque a acupunctura melhora a circulação e estimula o colagénio da pele tornando-a mais flexível e lisa.

Reflexoterapia ou Reflexologia

A reflexologia é uma técnica específica de pressão que actua nos chamados pontos reflexos, sendo os dos pés os mais utilizados; estes pontos encontram-se em áreas dos pés que representam todas as partes do corpo. No entanto, também se pode praticar reflexologia nas mãos, orelhas, coluna, face, crânio e outras. Ter os seus pontos trabalhados por um reflexologista profissional poderá ajudá-la a passar uma gravidez mais relaxada, contribuindo para o seu bem-estar físico e emocional. No entanto, se não costuma utilizar esta terapia, só é recomendado a sua prática a partir da 18ª semana.
Desde a concepção, passando pelo parto até ao pós-parto, a reflexologia poderá ser benéfica. A reflexologia na gravidez é muitas vezes usada para tratar pés inchados, problemas de digestão e melhorar o sono. Ajuda também a diminuir os enjoos no primeiro trimestre, bem como o cansaço que se pode sentir nesta fase. Durante a restante gravidez a reflexologia ajuda a equilibrar o corpo.
Antes do parto podem fazer-se diversas sessões de preparação para o mesmo, preparando a parturiente para a gestão da dor, e para uma melhor expulsão da placenta. 

Reiki

O reiki é uma terapia alternativa que utiliza a energia universal que nos rodeia. O "tratamento" é tradicionalmente efectuado com o pressionar das mãos no corpo de quem o recebe. Esta prática assume que o corpo tem 7 pontos fulcrais chamados chacras que definem os centros energéticos do nosso corpo. É através dos chacras que o nosso organismo recebe a energia vital do Universo sendo eles: raiz, sexual, solar, coração, garganta, terceira visão, coroa. Esta prática desbloqueia os canais de energia de forma a permitir um relaxamento corporal.
O reiki é utilizado no início da gravidez para ajudar a aliviar o stress e o desconforto que uma grávida pode sentir nesta fase, aliviando os enjoos e as insónias.
O reiki é usualmente uma prática considerada segura durante toda a gravidez desde a concepção até ao pós-parto. Durante a gravidez o reiki pode diminuir ansiedades, náuseas e insónias. Durante o parto, ajuda a controlar a dor sentida, permitindo um parto mais facilitado.

Depois do parto, o Reiki ajuda a mãe a sentir-se mais serena, ajudando a gerir melhor a montanha de emoções que habitualmente surgem nesta fase.

Ioga

Esta prática combina o movimento corporal e a meditação de forma a conseguir um bom equilíbrio físico e mental. Só deve praticar yoga na gravidez se já for praticante habitual. Existem aulas de yoga especialmente para grávidas, que devem ser ponderadas se já for uma praticante habitual. 
Se pretende engravidar esta é uma óptima fase para se inscrever numa aula de yoga para iniciados. A boa postura e a descompressão do corpo contribuem para uma concepção mais fácil. Se já está grávida não deve praticar posturas que possam cortar a circulação do seu útero, estender demasiado a região abdominal, poses que implicam muito tempo em pé, que façam compressão do abdómen.
O yoga pode ser muito bom pois ensina a respirar correctamente e desenvolve a capacidade de concentração, o que é muito importante para o parto, especialmente durante a fase das contracções.
Depois do parto o yoga também ajuda a voltar a voltar à boa forma física, e a lidar com o rol de emoções, especialmente através da meditação.

Massagem Shiatsu

O shiatsu, também conhecido por acupressão, é uma técnica de massagem. A terapia da massagem shiatsu
Durante a gravidez o shiatsu pode ajudar a aliviar diversos sintomas como: dores de costas, tensões musculares, desconforto pélvico, pressão abdominal, ciática, pernas pesadas, indigestão, pressão arterial elevada, falta de fôlego, ansiedade, entre outros. No entanto, deve-se evitar fazer muita pressão nos ombros e na região pélvica, sob pena de se induzir um aborto. Durante o primeiro trimestre da gravidez se for submetida a um shiatsu mal feito poderá correr o risco de ser induzido o aborto, por isso, é muito importante que a massagem shiatsu seja feita por um especialista qualificado.
 Fazer algumas sessões antes do parto pode ajudar a nível psicológico e a nível físico, acalmando e libertando tensões. Deve-se ter cuidado para não estimular demasiado o útero durante a gravidez, mas no parto esta técnica é a ideal a ser usada, especialmente se a data prevista do parto já estiver ultrapassada. A nível psicológico, o shiatsu ajuda a libertar tensões em termos físicos e emocionais, encorajando a calma e um estado mental sereno.
Depois do parto, o shiatsu ajuda a uma recuperação mais rápida.

Massagem terapêutica pré-natal

A massagem terapeuta pré-natal ajuda a melhorar a saúde, reduzir o stress, alivia tensões musculares e reduz edemas. A massagem terapêutica pré-natal pode ser muito boa para lidar com problemas como o aumento do peso, relaxar as articulações e ajudar com tensões musculares, pode também reduzir a ansiedade e diminuir os sintomas de depressão.
A massagem terapêutica existe em diversas técnicas, uma das quais chamada massagem Sueca, que tem como objectivos relaxar os músculos, melhorar a função linfática e a circulação sanguínea através de pressões aplicadas em certos músculos do corpo. Esta massagem ajuda a resolver pequenos desconfortos relacionados com o esqueleto e com a circulação sanguínea, causados pelas mudanças hormonais da gravidez. Esta massagem ajuda a regular as hormonas do stress, bem como os níveis de dopamina e de serotonina associadas à depressão.
É importante que procure um terapeuta certificado para dar este tipo de massagem, pois existem certos pontos de pressão nos tornozelos e pulsos que podem estimular os músculos pélvicos, incluindo o útero, podendo induzir um aborto.

Aromaterapia

A aromaterapia implica a aplicação de um óleo essencial extraído de plantas através de um processo de destilação. Este óleo é altamente concentrado e fragrante, mas deve ser sempre diluído pois pode ser irritante para a pele. A aplicação destes óleos pode provocar relaxamento ou excitação, dependendo do objectivo. Os óleos têm substâncias químicas que provocam, juntamente com o aroma, as sensações relativas ao objectivo de cada aplicação.
Usar a aromaterapia na gravidez e no parto é uma prática bastante antiga. A aromaterapia é essencialmente usada para aliviar tensões e promover o relaxamento. Os óleos podem-se usar em escalda-pés, inalação, aromatizador, banho, massagem e compressas.
No entanto, existem alguns óleos que não devem ser usados na gravidez como: cajupute, semente de aipo, folha de canela, citronela, lavandin, jasmim absoluto, funcho, alfazema (antes da 28ª semana), alecrim, alfazema de espiga, mileófio, may chang, manjerona doce, sálvia-esclareia.
Os óleos que se devem utilizar na gravidez são: a partir das 12 semanas de gravidez: óleos de citrinos como aromatizantes são óptimos para revitalizar; a partir das 24 semanas de gravidez: óleo de camomila para a insónia; a partir da 28 semana de gravidez: lavanda para relaxar e para a insónia; últimas semanas: óleo de flor de laranjeira para o stress.
Os óleos indicados para provocarem contracções e ajudarem no trabalho de parto são: menta, orégão, tomilho, rosmaninho, junípero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário